top of page

E eu?

"Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, acorda." [Carl G. Jung]. É compartilhando essa frase de Jung que iniciamos nosso bate-papo desta edição.

Você já deve ter sido surpreendido com a seguinte pergunta: quem é você? Pergunta essa que aparece muitas vezes numa entrevista de emprego, no primeiro dia de aula ou do curso. Parece difícil de responder, não é mesmo? Quantas vezes por dia você parou e se fez essa pergunta “e eu?”. Quem eu sou? Como me sinto? O que quero? Gosto ou não gosto? Com os compromissos do dia - a - dia fazer essas perguntas parece que ficou cada vez mais difícil. Quantas vezes vivemos só pelo outro, pelo trabalho, pelo computador e até mesmo o celular e deixamos de viver o si mesmo. Se perguntar “e eu?” requer um compromisso não só pelo mundo externo, pelos outros e pelas coisas, mas sim um comprometimento com seus sentimentos e pensamentos. A prática de se conhecer melhor pode proporcionar um maior controle sobre suas emoções; evitar sentimentos de baixa autoestima; diminuir frustrações e desvendar possíveis ansiedades. Perguntar como sinto, o que penso, o que quero é se comprometer consigo mesmo. É poder perceber que se pode trabalhar mexer no computador ter contato com as pessoas e ao mesmo tempo responder a essa pergunta “E eu?”.

Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page